- Por: Rodrigo Louzas
- Leitura: 10 min
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, para ter uma vida considerada saudável não é necessário despender de grandes esforços ou investir muito dinheiro. “Faça mudanças simples e viáveis em seu estilo de vida e já verá resultados interessantes”. Este é o lema e o desafio!
Na maioria dos casos, a pessoa não precisa fazer nenhuma mudança abrupta na sua rotina diária para se sentir melhor. Quer seja mudando sua alimentação ou mentalidade, dar pequenos passos pode ter um grande impacto em sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
É sabido que nos primeiros dias toda mudança gera um desconforto e isso é normal. Fique tranquilo! Entretanto, basta um pouco de tempo ou “21 dias” – segundo Charles Duhigg, em “O Poder do Hábito” – e, principalmente, perseverança para que o hábito se incorpore na rotina e seja prazeroso.
Confira abaixo as 10 dicas para melhorar a qualidade de vida e o seu estar bem:
Cuide da sua mente
Trabalhe a sua inteligência emocional. De pouco adianta manter a saúde física se a mente não está acompanhando esse processo. No mundo turbulento de hoje, é preciso acalmar a mente. A meditação, por exemplo, pode ser uma ferramenta interessante por ser capaz de aumentar a capacidade do cérebro com relação ao foco, concentração e motivação.
Preste atenção nos sinais do seu organismo
Prestar atenção e criar consciência em observar os sinais que o corpo nos manda é fundamental para melhorar o seu estilo de vida. Quando algo não está bem, o organismo se manifesta de alguma forma. Pode confiar! A partir disto, é possível melhorar a qualidade de vida e procurar ajuda de um médico especialista caso seja necessário.
Permita-se um pequeno prazer diário
É aquela história do “Você merece”!
A vida é um presente e devemos celebrar esta experiência da melhor maneira possível. Um estudo Neurology 2 corrobora com este pensamento. De acordo com ele, beber duas xícaras de chocolate quente por dia auxilia a manter seu cérebro saudável e suas habilidades de pensamento afiadas. Isso é graças aos antioxidantes do chocolate. Pode acreditar…
Comece com o que você pode fazer hoje
Como escrito anteriormente, no início do processo é um dia de cada vez! O mais difícil é dar o primeiro passo. Depois os hábitos fluem de forma mais natural.
Se algo saiu do planejado, não desanime. Se respeite! Aceite que a mudança é um processo que leva tempo e, quando for possível, volte a cuidar do seu corpo e mente com dedicação e disciplina.
Faça atividades físicas regularmente
Vale ressaltar que praticar atividade física influencia positivamente em diversos aspectos da vida. Todos nós sabemos disto. Porém, os ganhos mais interessantes para o seu estar bem se resumem na melhoria do condicionamento físico, disposição, energia, bom humor e resistência.
Segundo estudos, a prática de atividade física pode fortalecer o coração, a estrutura óssea e liberar substâncias benéficas para a saúde do cérebro. Neste ponto, também vale reforçar que o acompanhamento de um profissional é importante e necessário.
Alimente-se bem
Procure consumir os alimentos não industrializados. Frutas, verduras, grãos, oleaginosas e etc, segundo os especialistas, garantirão um equilíbrio de vitaminas, minerais e aminoácidos no seu corpo.
Como no tópico anterior, vale ressaltar neste ponto que um acompanhamento de um nutricionista é recomendável.
Hidrate-se
Ao todo, 70% do nosso corpo é composto por água. A substância ajuda a hidratar, a levar os nutrientes – como oxigênio e sais minerais – até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. Além disso, nossos tecidos e células são constituídos em sua grande parte por água. Ou seja, o organismo precisa de uma ingestão farta de água, diariamente.
Durma o suficiente
Nem mais, nem menos. Estudos afirmam que um sono ininterrupto de 6 a 8 horas é suficiente para que o organismo se recupere e faça a uma espécie de “faxina” noturna, que ajuda a eliminar substâncias e hormônios negativos do seu corpo. Contudo, indivíduos que acordam muitas vezes durante a noite, possuem este “processo de limpeza” prejudicado.
Tente criar uma rotina
Escrever um plano para o seu dia, semana ou mês, por exemplo, pode ajudar a se adaptar a nova fase, a fase de mudança. Tente se envolver em atividades úteis ou significativas.
Estabeleça metas de curto prazo
Estabelecer objetivos a curto prazo pode gerar sentimentos de propósito, entusiasmo e “missão cumprida”. Pense sobre metas não tão desafiadoras para que você atinja no curto prazo. Isso, com certeza, fará você se sentir melhor!
A Brace Pharma te ajuda no seu estar bem. Desenvolvemos o Programa Abrace-me, que tem como objetivo conectar você a um melhor estilo de vida. Oferecemos apoio complementar durante todo o seu tratamento. Vamos muito além do medicamento! Saiba mais, clicando no link.
Referências:
Colégio Brasileiro de Medicina e Estilo de Vida; Super empreendedores, 12 dicas para melhorar a sua qualidade de vida.
Rodrigo Louzas
Content Creator | Growth Hacker