- Por: Gabriela Parron
- Leitura: 5 minutos
Você é aquele tipo de pessoa que adora “maratonar”, ou seja, passar horas e horas assistindo séries e filmes em frente à televisão? Entenda como isso, se não for feito com cuidado, pode se tornar prejudicial à saúde.
É sabido que a inatividade pós-operatória ou durante viagens longas aumenta o risco de desenvolver tromboembolia venosa (TEV). Há mais de 10 anos, a “trombose do gamer”, como ficou conhecida, ganhou força. A patologia surge após pessoas apresentarem os sintomas de TEV como consequência do hábito de jogar no computador e videogame por um longo período de tempo.
Atualmente, a busca por filmes e séries para “maratonar” nas plataformas de streaming vem aumentando, e tornou-se muito comum durante a pandemia. A consequência pode ser bem parecida com os casos dos gamers que citamos acima.
Pesquisadores da University of Bristol realizaram uma revisão e acrescentaram o hábito de assistir televisão de forma compulsiva à lista de potenciais fatores de risco de TEV. Você pode acessar esse material clicando aqui.
Então, o que fazer?
Uma dica importante é que as pessoas limitem o tempo assistindo televisão e que “a fim de manter a circulação, longos períodos em frente à TV devem ser intercalados com períodos de movimentação, além de evitar combinar televisão com petiscos pouco saudáveis”, disse o Dr. Setor – um dos autores da pesquisa.
Fonte: ‘Maratonar’ filmes e séries pode aumentar risco de TEV, sugere estudo, Medscape.
Gabriela Parron
Content Creator and Growth Hacker