Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você sabia que o câncer de mama é a doença mais comum na população feminina? Em 2017, ele foi a principal causa de morte entre as mulheres em todo o mundo.  

Dia 19 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e entendemos a importância da conscientização e prevenção desta doença. Afinal, estudos mostram que 12% das mortes por câncer de mama no Brasil se devem ao sedentarismo; e a atividade física durante o tratamento deste tipo de câncer reduz em até 66% o risco de recidiva da doença. 

Afinal, o que é o câncer de mama? 

O câncer de mama é caracterizado pela multiplicação desordenada das células da mama, tendo um crescimento anormal e assim formando o tumor. É o tipo de doença mais comum entre as mulheres, principalmente após os 50 anos. No Brasil, o percentual dessa doença chega a 29%.  

A mamografia é o exame mais confiável para detectar o início de qualquer alteração das mamas antes que a paciente ou o médico possam notá-las. Dado a frequência do câncer de mama, a mamografia deve ser incluída como exame preventivo de rotina para todos os pacientes, principalmente mulheres que façam parte do grupo de risco. Toda mulher acima de 40 anos deve submete-se a mamografia preventiva pelo menos uma vez ao ano.   

Impacto do sedentarismo na saúde feminina 

Manter uma vida saudável traz diversos benefícios para a saúde da mulher, além de auxiliar na função imunológica do organismo.  

Um fato importante de se lembrar é que o sedentarismo é considerado fator de risco para diversas doenças, sendo elas também a osteoporose, que tem grande incidência em mulheres acima dos 50 anos, especialmente no período pós-menopausa.  

O que tem a ver a osteoporose e o câncer de mama? 

Em nosso blogpost anterior, explicamos sobre a Osteoporose: o que é, sintomas, tratamento e prevenção , portanto, é sabido que manter hábitos saudáveis no dia a dia é a melhor forma de tratar e se prevenir contra a osteoporose, inclusive a longo prazo. Como por exemplo: praticar exercícios físicos de baixo impacto, evitar excesso de café e sal, assim como o consumo de álcool e o tabagismo.  

A osteoporose é uma doença crônica progressiva, caracterizada pela diminuição da massa óssea e rompimento da arquitetura óssea, o que compromete a força do osso e propicia fraturas.  

Ocorre principalmente no público feminino, a partir dos 50 anos, e 30% das mulheres podem ter algum tipo de fratura por osteoporose ao longo da vida.  

Qualidade de vida como prevenção  

A melhor forma de lutar contra a doença é através da prevenção. Dentro do contexto da saúde feminina, destacamos que a prática de atividades físicas, de acordo com estudos científicos, traz à mulher inúmeros benefícios para prevenção e inclusive para quem está enfrentando a doença neste momento.  

Programa Abrace-me: a porta de entrada para um estilo de vida melhor  

O nosso propósito é promover o seu bem-estar contínuo e incentivamos as práticas de atividades físicas, dietas balanceadas, entre outros cuidados com a saúde. O Programa Abrace-me oferece personal trainer e nutricionista para todos os seus pacientes, além de outros cuidados. Acesse www.abraceme.com para saber mais sobre o programa e fale com o seu médico!    

O MÉDICO DEVE SER SEMPRE CONSULTADO. FALE COM O SEU MÉDICO SOBRE O PROGRAMA ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO. 

Fonte: Diego Augusto Santos Silva, Mark Stephen Tremblay, Maria de Fatima Marinho de Souza, Maximiliano Ribeiro Guerra, Meghan Mooney, Mohsen Naghavi e Deborah Carvalho Malta. Mortality and years of life lost due to breast cancer attributable to physical inactivity in the Brazilian female population (1990–2015). Nature – Scientific Reports, volume 8, em 24 de julho de 2018 

Gabriela Parron

Gabriela Parron

Analista de Inovação e Metodologias Ágeis | Growth Hacker | UX

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email