Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Hipertensão Arterial: entenda os riscos e tratamento desta doença

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em “pressão alta”, não é verdade? Popularmente conhecida por este termo, a hipertensão arterial é uma doença muito comum e crônica. A pressão arterial está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular em todo o corpo.a hipertensão ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (14 por 9), respectivamente, sendo considerado pré hipertenso quando a pressão está superior a 130/80 mmHg (13 por 8) e pode acometer adultos (homens e mulheres), idosos e até mesmo crianças.  

Quais são os riscos da hipertensão arterial?

A hipertensão arterial pode causar outras doenças como consequência, por isso é muito importante ficar atento com este diagnóstico. A doença por si só, muitas vezes, é silenciosa. Se não tratada, a pressão alta pode causar doenças cardiovasculares, como: infarto, insuficiência cardíaca, angina, insuficiência e/ou paralisação renal, alterações de visão (que eventualmente podem levar à cegueira) e até mesmo derrames.  

Existem alguns fatores de risco para a pressão alta, como: excesso de peso, alimentação pobre em vitaminas e minerais e rica em gordura, alto consumo de sal, sedentarismo e consumo excessivo de álcool. A hipertensão também pode ser hereditária e é muito comum aparecer na fase adulta, após os 55 anos.  

Prevalência da Hipertensão Arterial no Brasil

Com base no Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), estudos recentes do Ministério da Saúde apontam que o número de adultos com hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil, atingindo 26,3% em 2021. O estudo mostrou também que houve um aumento na prevalência da doença em homens, crescendo 5,9%.  

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de 2010 a 2020, foram registradas 551.262 mortes por doenças hipertensivas.  

Anteriormente, trouxemos aqui em nosso blog algumas informações sobre a hipertensão arterial e a importância de mantê-la sob controle. 

Como prevenir a pressão alta?

Ao falarmos de prevenção à pressão alta, é muito comum associar ao dito popular do “é só reduzir o sal da comida”. Mas, será isso o suficiente? Neste Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão (26), nada mais justo – e importante – do que listarmos formas de prevenir a tão falada pressão alta. Vamos lá? 

  1. Reduzir o consumo de sal;
  2. Diminuir a ingestão de álcool;
  3. Não fumar;
  4. Ter uma alimentação saudável;
  5. Praticar exercícios físicos;
  6. Eliminar o estresse do dia a dia;
  7. Manter os exames em dia.  

Estou com hipertensão, e agora?

A pressão alta não tem cura. Mas, se você foi diagnosticado com hipertensão, não se assuste, ela tem tratamento e pode ser controlada e proporcionar uma vida normal ao paciente. 

Existem duas formas de tratamento para a hipertensão: a medicamentosa e a não medicamentosa. Para o uso de anti-hipertensivos, é aconselhado uma consulta com o seu médico de confiança para que ele avalie a necessidade de medicamento e qual a dosagem. Nunca se automedique 

Já para o tratamento não medicamentoso, é aconselhado que você melhore o seu estilo de vida. Mesmo com o uso de medicamentos, é fundamental adotar novos hábitos para uma vida saudável e controlada, como: prática de exercícios físicos, mais ingestão de água e alimentação saudável. 

Programa Abrace-me: um aliado no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial

O Programa Abrace-me é exclusivo da Brace Pharma e tem como objetivo conectar os pacientes a um melhor estilo de vida através de apoios complementares ao paciente ao longo do tratamento, auxiliando-o no bem-estar contínuo através de uma vida saudável e sem que ele tenha que pagar a mais por isso!  

Nós abraçamos o cuidado e oferecemos aos nossos pacientes diversos cuidados durante a jornada de tratamento, como: 

  • Personal Trainer & Nutricionista;  
  • Apoio Psicológico;  
  • Gestão de Risco Domiciliar ao Idoso; 
  • Telefisioterapia; 
  • Vídeos de Saúde;  
  • Descontos em Meias de Compressão e Medidor de Pressão;  
  • Exames de Acompanhamento (Bioimpedância); 
  • Cashback (dinheiro de volta).  

Quer saber mais? Acesse www.abraceme.com e fale com o seu médico sobre o Programa! 💚 

Fonte: Hipertensão (pressão alta); Relatório aponta que número de adultos com hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil. Ministério da Saúde. www.gov.br
Gabriela Parron

Gabriela Parron

Analista de Inovação e Metodologias Ágeis | Growth Hacker | UX

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email