Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Obesidade: o que é, quais os graus e qual o tratamento correto?

O que é obesidade?

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que pode trazer complicações como alterações metabólicas, dificuldade para respirar e sobrecarga no aparelho locomotor. Isso ocorre, pois há um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia.

Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura. 

Quais os graus de obesidade que existem?

A obesidade pode ser medida através do índice de massa
corporal (IMC) e pode ser classificada em três graus. Considera-se obeso (a) a pessoa com o IMC maior ou igual a 30, sendo classificada da seguinte forma:

·      Obesidade Grau I – índice de massa corporal
(IMC) entre 30 e 34,9;

·      Obesidade Grau II – índice de massa corporal
(IMC) entre  35 e 39,9;

·      Obesidade Grau III (mórbida) – índice de massa
corporal (IMC) acima de 40.

Como calcular o IMC?

Para descobrir o IMC você deve calcular o seu peso e altura
da seguinte forma:

IMC = peso (kg)/altura (m) x altura (m)

Atualmente também é possível realizar este cálculo online e
gratuito, basta clicar no botão abaixo para calcular o seu. 


Quero calcular meu IMC

Estou com obesidade e agora?

A prevalência desta doença tem aumentado progressivamente e seu tratamento é imprescindível para a saúde e uma melhor qualidade de vida, pois esta patologia está associada ao aparecimento de diversas outras, como: diabetes tipo 2, hipertensão, insuficiência cardíaca, entre outras. 

O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração a gravidade da obesidade, as condições de saúde do paciente, histórico familiar, entre outros fatores. Em suma, o tratamento da doença inclui uma combinação de mudanças no estilo de vida, dieta saudável, aumento da atividade física e, em alguns casos, medicamentos e/ou cirurgia. 

O mesmo ainda deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogo, por exemplo, para também ajudar ao paciente a não desistir do tratamento, pois é longo. O tratamento clínico da obesidade é melhorar a alimentação, pois uma alimentação equilibrada promove mais saúde e bem-estar, e estimular práticas de atividade física que ajudam a ter um resultado mais duradouro. E quando isso não é suficiente, o tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico são opções complementares para tratar esta doença.

Programa Abrace-me: a porta de entrada para um estilo de vida melhor  

O nosso propósito é promover o seu bem-estar contínuo e incentivamos as práticas de atividades físicas, dietas balanceadas, entre outros cuidados com a saúde. O Programa Abrace-me oferece personal trainer e nutricionista para todos os seus pacientes, além de outros cuidados. Acesse www.abraceme.com para saber mais sobre o programa e fale com o seu médico!    

O MÉDICO DEVE SER SEMPRE CONSULTADO. FALE COM O SEU MÉDICO SOBRE O PROGRAMA ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO. 

Anotação 2023-03-22 155430

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email