- Por: Gabriela Parron
- Leitura: 11 minutos
No mês de outubro, abordamos bastante em nossas redes sociais a conscientização e prevenção da osteoporose, doença silenciosa e merecedora de atenção. Entretanto, preocupados com a saúde e bem-estar dos nossos pacientes, não podemos deixar de lado o outubro rosa e a sua causa importante de prevenção: o câncer de mama.
Casos estimados de Câncer de Mama em 2022 no Brasil
No Brasil, com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sudeste do país. Para 2022, foram estimados 66.280 novos casos para este tipo de câncer, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INAC, 2019a).
Confira abaixo o número de casos estimados por região para o ano de 2022 para o Brasil:
- Região Norte – 1.970 casos
- Região Nordeste – 13.190 casos
- Região Centro-Oeste – 3.760 casos
- Região Sudeste – 36.470 casos
- Região Sul – 10.890 casos
Raro em mulheres jovens, o câncer de mama tem incidência maior em mulheres a partir dos 50 anos, como falado em nosso blogpost anterior. Para acessá-lo, clique aqui.
Prevenindo o Câncer de Mama com MEV (Melhor do Estilo de Vida)
As causas do câncer de mama são os fatores hormonais, mas também estudos observacionais mostram que o estilo de vida, a dieta e atividade física podem contribuir para o aumento da incidência do câncer de mama.
Atualmente, a melhor forma de se prevenir o câncer de mama, além dos autoexames e mamografias regulares, é investir na adoção de um estilo de vida saudável, ou seja, com práticas regulares de atividades físicas, manutenção do peso corporal adequado junto a profissionais, evitar ou anular o consumo de álcool e não fumar, por exemplo.
O risco do desenvolvimento de câncer de mama é menor em mulheres que perdem peso na pré e pós-menopausa. A prescrição de exercícios para mulheres deve considerar condicionamento cardiorrespiratório, endurance (capacidade de resistência aeróbia de longa duração)e força musculares, composição corporal e flexibilidade. Modalidade, duração, frequência, intensidade e modo de progressão são os principais parâmetros a serem observados.
A clássica recomendação de realizar exercícios aeróbicos durante 30 minutos, três vezes por semana, em intensidade moderada tem sido debatida intensamente nos últimos anos. Por isso, nada como contar com profissionais como personal trainer, por exemplo, para ajustar a rotina perfeita de exercícios para a necessidade do nosso organismo.
Programa Abrace-me: a porta de entrada para um estilo de vida melhor
O nosso propósito é promover o seu bem-estar contínuo e incentivamos as práticas de atividades físicas, dietas balanceadas, entre outros cuidados com a saúde. O Programa Abrace-me oferece personal trainer e nutricionista para todos os seus pacientes, além de outros cuidados. Acesse www.abraceme.com para saber mais sobre o programa e fale com o seu médico!
O MÉDICO DEVE SER SEMPRE CONSULTADO. FALE COM O SEU MÉDICO SOBRE O PROGRAMA ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO.
Fonte: Fatores de risco e de proteção para câncer de mama: uma revisão sistemática, Scielo; Câncer de mama: fatores de risco e métodos de prevenção, Research Society and Develpment v. 9, n. 12, e15191211077, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409; Incidência Nacional de Câncer – INCA, Ministério da Saúde; Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde na mulher, Scielo.
Bray F, McCarron P, Parkin DM. The changing global patterns of female breast cancer incidence and mortality. Breast Cancer Res. 2004;6(6): 229-39
Prentice RL, Caan B, Chlebowski RT, Patterson R, Kuller LH, Ockene JK, et al. Low-fat dietary pattern and risk of invasive breast cancer: the Women’s Health Initiative Randomized Controlled Dietary Modification Trial. JAMA. 2006;295(6):629-42. 16.
Harvie M, Howell A, Vierkant RA, Kumar N, Cerhan JR, Kelemen LE, et al. Association of gain and loss of weight before and after menopause with risk of postmenopausal breast cancer in the Iowa women’s health study. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 2005;14(3):656-61.
Gabriela Parron
Analista de Inovação e Metodologias Ágeis | Growth Hacker | UX